Os vereadores aprovaram o projeto de lei autorizando a prefeitura a firmar convênio com o Instituto Kaefer Globoaves. A empresa atua no segmento de introdução da galinha colonial na agricultura familiar e realizará as ações em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Conforme o projeto, que tem o pequeno produtor como público alvo, serão repassados ao instituto R$ 775 mil, divididos em oito parcelas. O dinheiro será destinado à manutenção dos serviços propostos pelo instituto, de acordo com o plano de trabalho que faz parte do termo de convênio, entre eles, a construção de abatedouro de ave colonial.
Entre os objetivos do Programa de Avicultura Familiar (PAF) estão disponibilizar proteína animal através da produção de carnes e ovos de galinhas coloniais; agregar renda aos agricultores familiares; disponibilizar genética de alto rendimento de carne (3kg/ave de carne para abate) e até 350 ovos/ave por ano, adaptada a clima tropical e ambientes adversos; produzir uma ave com uma parte de sua alimentação com produtos oriundos de sua produção própria, como legumes e verduras; produzir uma ave sanitariamente saudável semiconfinada e com possibilidade de ser competitiva no mercado local e regional, para esse nicho de mercado e ser mais uma ferramenta de agregação de renda para viabilização da agricultura familiar com possibilidade de mercado, assistência técnica e profissionalização.