Sorriso poderá ganhar, em breve, uma unidade da Usimat – Destilaria de Álcool. A instalação foi anunciada sábado, no município de Campos de Júlio, quando foi inaugurada com a presença do governador Blairo Maggi e de várias autoridades, a décima unidade da usina em operação no Estado. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), José Epaminondas Mattos Conceição, já foram encaminhadas à secretaria cinco cartas consultas para a instalação de novas unidades e mais dez serão formuladas futuramente. As consultas são para a instalação de unidades em Tangará da Serra (duas), Sorriso, Alto Boa Vista e Primavera do Leste.
Os investimentos são estimados entre R$ 700 milhões e R$ 800 milhões. Com as dificuldades que os produtores vêm enfrentando, a nova atividade irá representar uma alternativa de diversificação da economia. Por conta da alta do preço do petróleo e com as perspectivas de escassez, cresce a demanda mundial pelo álcool combustível – o etanol. E o Brasil desponta no cenário como grande produtor do produto. A empresa produz álcool anidro e hidratado. Em Campos de Júlio serão gerados 700 empregos diretos entre a indústria e a área agrícola. Em Sorriso, ainda não foi divulgado o valor a ser investido e nem a capacidade da indústria.
A produção atual de cana-de-açúcar em Mato Grosso é de 220 mil hectares e, com o aumento da demanda, a meta é aumentar o plantio nos próximos anos para um milhão de hectares. A colheita está estimada em 12,3 milhões de toneladas.