O primeiro quadrimestre do ano em Sorriso contabiliza o maior número de pedidos de seguro desemprego feitos quando comparado com os últimos três anos, no mesmo período (janeiro a abril). Só Notícias apurou junto ao Sine – Sistema Nacional de Empregos – que, nestes primeiros quatro meses, foram 2.320 pedidos. Cerca de 116,62% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram 1.071. Em 2007, houve 706. O seguro desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido em lei, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. Geralmente, o valor pago é de um salário mínimo.
Neste ano, o mês com mais pedidos foi abril, quando 976 pessoas procuraram o Sine, coincidindo com a constatação feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de queda na geração de empregos por dois meses seguidos no município. Março fica em segundo, com 741 pedidos. Janeiro teve 332 e, fevereiro, o menor número: 271.
Em quatro meses, o Sine realizou 5.050 atendimentos e em abril houve a maior procura por parte de 1.691 pessoas. Em março foram 1.645. Neste período foram 2.280 oportunidades de encaminhamento de pessoas para empresas que estavam contratando trabalhadores e apenas 75 preencheram todos os requisitos e foram contratados. Foram emitidas ainda 1.133 carteiras de trabalhos.