O número de novas empresas instaladas em 2007 subiu 1% em relação a 2006. De acordo com a Secretaria de Finanças, 423 estabelecimentos de pequeno, médio e grande portes foram abertos de janeiro a dezembro. Em 2006, foram 419. Atualmente, o município conta com 3.155 empresas, de acordo com levantamento das empresas que vão pagar alvará (taxa de fiscalização).
Mesmo com índice baixo, o número de empregos com carteira assinada subiu e o comércio considerou o aumento nas vendas positivo, ao contrário de 2006, quando o município passou por uma grave crise econômica.
A expectativa para este ano é que o processo de agroindustrialização seja iniciado, com a construção de um frigorífico de bovinos e suínos (JBS Friboi), de peixes (Ibpaza) e de frangos (grupo Bondio). Somente essas 4 empresas devem gerar 7 mil empregos diretos. “Esse ano foi bem melhor para nosso município, que começou a sair da crise de 2005 e 2006. O desemprego diminuiu e o comércio voltou a se aquecer. Acreditamos que 2008 será ainda melhor”, destacou recentemente o prefeito Dilceu Rossato, ao Só Notícias.