O número de novas empresas instaladas nos cinco primeiros meses subiu 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Finanças, 184 estabelecimentos de pequeno, médio e grande portes foram instalados este ano. Em 2007, eram 178 neste mesmo período. Atualmente, estão em atividade 3.396 empreendimentos nos mais diversos segmentos.
Só Notícias apurou que prestadores de serviços e comércio varejista são maioria, mesmo não havendo dados específicos para cada uma, de acordo com a secretaria. O crescimento empresarial estimula a geração de empregos, já que mais funcionários serão necessários para as respectivas atividades, contribuindo para o desenvolvimento da economia.
No quadrimestre, havia sido mantida alta nas admissões realizadas em diferentes setores analisados pelo Ministério do Trabalho. As aberturas somaram 4.048 ante as 3.393 demissões, permanecendo com saldo positivo. 655 trabalhadores ficaram ativos no mercado.
O comércio criou mais vagas no período, entretanto, demitiu mais. Conforme o ministério, 1.073 contratações e 978 cancelamentos. A prestação de serviços surgiu com 546 admissões e 469 demissões.
O número de empresas desativadas nestes 5 meses de 2008 não foi confirmado.