O último mês de 2011 em Sorriso foi de demissões. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 562 profissionais de diferentes segmentos econômicos foram desligados de suas atividades, resultado de 1,4 mil demissões para 871 admissões. Em novembro, foram 69 funcionários dispensados a mais. Os números levam em consideração as contratações formais (com carteiras assinadas).
A construção civil foi a atividade que mais demitiu, fechando dezembro com – 301 trabalhadores. Em seguida aparecem comércio (-92), indústria de transformação (-81), prestação de serviços (-73) e agropecuária (-27). Por outro lado, três setores contrataram mais: extrativismo mineral (+7), administração pública (+4) e serviço industrial de utilidade pública (+1).
Os resultados deixaram o município na 11ª posição do ranking da evolução do emprego formal entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. Nesta relação estão inclusas 15 localidades, todas com saldos negativos. A que teve o melhor resultado e ficou em primeiro foi Pontes e Lacerda, com 22 funcionários demitidos a mais.
Apesar do desempenho negativo nos últimos dois meses, Sorriso fechou o ano gerando 1,1 mil empregos a mais, resultado de 16,8 mil admitidos e 15,6 mil demitidos.
Conforme Só Notícias informou, em Mato Grosso, mês passado, as indústrias e empresas de diferentes segmentos econômicos demitiram 13.793 profissionais a mais no período. No ano, por outro lado, foram 33.611 empregos celetistas gerados.