Os gestores de incubadoras de Mato Grosso estão formando a rede Inova Mato Grosso que deve funcionar a partir do próximo dia 10 de julho para fomentar a atuação articulada com a política estadual de desenvolvimento econômico e fortalecer as empresas que estão nas incubadoras em diversas cidades mato-grossenses..
Gestores de incubadoras de Cuiabá, Rondonópolis, Sapezal, Sorriso e Barra do Bugres se reuniram ontem, na capital, para discutir o estatuto da organização e debateram aspectos relacionados à natureza jurídica da Inova-MT, forma de participação, finalidades, estrutura organizacional, conselhos estratégico e deliberativo, coordenação, formação de grupos de apoio e trabalhos, patrimônio, receitas e prestação de contas.
“Pretendemos promover ações que possam suprir os gargalos tecnológicos que forem surgindo dentro das cadeias produtivas”, afirmou o secretário de Ciência-Tecnologia, Chico Daltro, através da assessoria.
Para a gestora da incubadora I-deia no município de Rondonópolis, Ângela Damian, a criação da Rede InovaMT vai fortalecer as entidades que promovem a inovação no Estado. “A articulação desta rede resultará na criação de empresas fortes e competitivas, contribuindo para a geração de emprego e renda nos municípios”, disse.
Conforme conceituação do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas, a incubadora é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves por meio da formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais.