As empresas e indústrias de Sorriso terminaram maio gerando 108 empregos a mais, nos diferentes setores da economia, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Só Notícias apurou que o saldo é resultado de 1.369 admissões e 1.261 desligamentos e deixa o município em sexto no ranking das cidades com mais de 30 mil habitantes que mais geraram empregos.
A lista é encabeçada por Várzea Grande, que registrou o saldo positivo de 534 novos empregos. Em seguida está Cuiabá, com 304. Já Rondonópolis aparece em terceiro, com 263. Barra do Garças e Juara aparecem em seguida com saldos de 167 e 132 respectivamente.
De acordo com o levantamento do Caged, a construção civil foi o setor que mais contribuiu para o resultado positivo do município no período, fechando com 193 empregos a mais. Em seguida aparece a prestação de serviços, cujo resultado foi de 11 contratados a mais. O extrativismo mineral também fechou com um trabalhador admitido.
Por outro lado, a agropecuária foi a atividade que mais dispensou funcionários, com saldo negativo de 53 trabalhadores desligados de suas funções. Em seguida aparece a indústria de transformação, com menos 29. No comércio, o saldo final de maio contabilizou menos 14 funcionários e, na administração pública, menos 1.
No ano, Sorriso registra a criação de 538 novas vagas de trabalho, resultado de 7.256 contratações e 6.718 demissões.
Os resultados são semelhantes aos contabilizados pelo Estado que, conforme Só Notícias informou, fechou com saldo positivo de 3.626 empregos a mais nos diferentes segmentos econômicos. Em Sinop, o mês também terminou com saldo positivo, somando 79 funcionários contratados a mais, resultado de 1.727 admissões e 1.648 desligamentos.
Leia também
Sinop emprega mais funcionários e agropecuária é destaque