segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso deve plantar apenas 2,8 mil hectares de algodão, segundo Empaer

PUBLICIDADE

O cenário da cotonicultura em Mato Grosso é um dos piores dos últimos anos. Segundo a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a previsão é de a área plantada caia de 425 mil hectares (ha) para 255 mil/ha nesta safra. Se isto for confirmado, a produção despencará para 312 mil toneladas (t) de pluma, contra as 520 mil/t da safra anterior.

Em Sorriso, a estimativa da Empaer é de que seja plantada uma área de 2,8 mil hectares de sequeiro e 2,7 mil hectares de safrinha. Na safra passada, foram passadas 10 mil hectares de algodão de sequeiro e 7 mil hectares de safrinha.

Os altos custos de produção e os baixos preços oferecidos pelos compradores acabaram desmotivando muitos cotonicultores. Neste ano, a região de Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde deixou de ser considerada área livre do bicudo do algodoeiro. Com isto, os cotonicultores terão que arcar eles mesmos com os custos de controle da praga, sendo que antes eram auxiliados pelo Indea.

O plantio da safra normal deve começar no dia 10 de dezembro e seguir até por volta do dia 22 do mesmo mês. Já o plantio da safrinha é feito durante o mês de janeiro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE