Produtores rurais, representantes de multinacionais, empresários do agronegócio e políticos participam hoje (07), de uma reunião para discutir a adequação das propriedades rurais do município à legislação ambiental. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural, começa às 19h, no auditório da Associação Comercial Empresarial de Sorriso (Aces).
De acordo com secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, é extremamente importante que a classe produtora se reúna para discutir estratégias que visem dar continuidade ao seu desenvolvimento econômico, considerando que o mercado exige, cada vez mais, a adequação do produtor rural à legislação ambiental.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Luiz Piccoli, destacou que “o resultado desta reunião será positivo porque a questão ambiental é muito mais grave do que qualquer situação difícil que o agronegócio de nossa região venha vivenciando”. Piccoli ressalta ainda que esta adequação não é barata, porém, é extremamente necessário que seja cumprida na íntegra. “A partir do ano que vem, com a regulamentação da lei ambiental federal e estadual, o produtor rural e as empresas terão que se adequar, a contento ou não”, alertou.
Dentre os principais temas a serem abordados está a necessidade de ajustes dos passivos ambientais relacionados com as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas de Reserva Legal (ARLs) do município de Sorriso.
Durante a reunião, a The Nature Conservancy (TNC) vai apresentar um projeto de adequação ambiental que vem sendo desenvolvido em Lucas do Rio Verde. “Lucas do Rio Verde foi o município pioneiro no Estado com esta visão e agora estão nos fornecendo todas as informações para que possamos trabalhar esta questão em Sorriso”, completou Nelson Piccoli.