Nos próximos 10 dias, produtores de Sorriso começam as primeiras colheitas da soja no município campeão brasileiro de produção. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Picoli, a intensidade das chuvas nos últimos dias, no município, preocupou alguns produtores. Mas, segundo ele, a previsão para até o início da colheita é de redução das chuvas.
Um dos principais fatores que está motivando alguns produtores é a qualidade nas lavouras. É o que explica Picolli. Segundo ele, o clima dos últimos dias reduziu a incidência da mosca branca e poucos casos de ferrugem asiática foram registrados nas lavouras. “Os produtores já conhecem a praga e sabem como usar adequadamente os inseticidas”, complementa.
“Se não ocorrer complicadores até a colheita conseguiremos colher, em média, até 60 sacas por hectare”, conclui. O plantio, que encerrou em dezembro, apresentou uma pequena queda em relação a 2004, quando foram cultivados 610 mil hectares. Nesta safra a área plantada atingiu, aproximadamente, 600 mil hectares.
Já em Lucas do Rio Verde alguns produtores já começaram a colheita das primeiras plantações da soja super precoce, que foram plantadas em setembro. Cerca de 220 mil hectares foram plantados nesta safra em Lucas.