O balanço divulgado pela Associação Comercial Empresarial de Sorriso (ACES) aponta que, entre 28 de janeiro a 27 de fevereiro, as empresas de diferentes atividades comerciais aumentaram o número de consumidores inseridos na ‘lista de devedores’ e, consequentemente, não conseguirão comprar à prazo no comércio. Foram 890 inclusões e, por outro lado, houve 834 pessoas que quitaram seus débitos e restabeleceram o crédito.
A ACES justificou, ao Só Notícias, que, quanto ao número de inclusões de devedores na lista, não significa que seja o montante de pessoas com débitos. Isto porque um consumidor pode parar no Serasa mais de uma vez, bastando, por exemplo, estar devendo em lojas distintas ou em apenas uma. Em Sorriso, conforme aponta a entidade, mais de mil consultas foram realizadas pelas empresas para averiguar a situação dos clientes antes de venderem no crédiário.
Somente ao Serasa, contabilizaram-se 1.645. Aos cheques, outras 453 buscas por informações. Ao Pefin (Pendências Financeiras), 3.138 consultas. Estaduais outras 305. Ao credi boreau, nova modalidade utilizada pelos empresários, 55. Ao CDC 19 e, empresariais, 18.
O comércio representa um dos mais importantes segmentos da economia sorrisense. Somente em janeiro, segundo o Ministério Trabalho e Emprego, gerou 396 contratações e outras 252 demissões, havendo saldo positivo de 144 empregados mantidos em suas respectivas funções.