Apesar do quadro de crise econômica, Sorriso tem apresentado crescimento significativo no número de novas empresas. O balanço do semestre aponta crescimento de 65% de estabelecimentos comerciais que se instalaram no município. Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda de Sorriso, neste primeiro semestre 235 novas empresas abriram na cidade e 60 fecharam. O balanço é relativo aos segmentos de indústrias, comércios varejistas e atacadistas, serviços gerais e profissionais liberais.
Já no mesmo período de 2004, das 321 que abriram, 215 fecharam.
Até final de junho deste ano, Sorriso já contava com um total de 2.649 empresas ativas. Segundo o secretário Municipal de Planejamento e Fazenda de Sorriso, Marcos Folador, o crescimento é avaliado positivamente, uma vez que as empresas estão enfrentando grandes dificuldades para permanecerem ativas, por causa do quadro da crise econômica do país.
“O maior problema das empresas hoje é passar pelo primeiro ano de funcionamento, período em que 70% das que abrem, acabam fechando ou até mesmo falindo. Podemos dizer que essas que continuaram funcionando já podem ser chamadas de empresas sólidas, principalmente aquelas com mais de cinco anos de fundação. Esse reerguimento da economia tem sido extraordinário. Acredito que deve melhorar, mas devemos aguardar mais um tempo, já que a segunda safra está começando agora”, disse, ao Só Notícias.