A colheita de soja em Mato Grosso ainda não terminou totalmente. Muitos municípios ainda estão trabalhando na retirada do grão das lavouras. De acordo com o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foram colhidos 94,4% da área total estimada em 7 milhões de hectares. A maioria dos municípios da região Médio-Norte, como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, por exemplo, já terminaram o processo e voltam as atenções para o plantio do milho safrinha.
Os produtores mato-grossenses não estão perdendo tempo no que se refere a comercialização do grão. Dados do Imea, deste mês, apontam que já foram comercializados 77,9% da produção estadual. Este percentual é exatamente 1% maior do que o registrado na safra passada, quando os produtores haviam comercializado, no mesmo período, 76,9%.
Os sojicultores da região Oeste e Médio-Norte foram os que mais comercializaram o grão. O primeiro já vendeu 84,1% da safra local estimada em 3 milhões de toneladas e, o segundo, 81,7% da produção local de 8,6 milhões de toneladas.
Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, a produção projetada para Mato Grosso nesta safra de soja é de 21,9 milhões de toneladas.