Mato Grosso subiu quatro posições na lista de consumidores que mais honram cheques. Pesquisa divulgada pela Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, aponta que do total deste tipo de documento emitido no comércio varejista estadual em novembro, 97,61% foram pagos. O restante, 2,39% foram devolvidos. Com esse índice, o Estado pulou da 16ª posição, ocupada em outubro, para a 12ª no mês passado. E em dezembro, a perspectiva é que essa forma de pagamento seja ainda mais utilizada pelas pessoas que vão às compras de Natal.
Ainda conforme os dados da Telecheque, os índices registrados no mês de novembro no Estado são semelhantes aos registrados no país, que foram de 97,66% de honrados e 2,34% de devolvidos. A unidade da federação com maior índice de pagamento do chegue no mês passado foi o Rio Grande do Norte, com 98,65%. Os devolvidos somaram 1,35% do total de documentos emitidos no comércio.
Segundo previsões da Telecheque, o índice de honrados deve subir este mês, registrando uma expansão de 0,90% em relação ao mesmo período de 2008, chegando a 97,85%. Em Mato Grosso, conforme o vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio-MT), Roberto Peron, a estabilidade econômica e o pagamento do salário do funcionalismo público municipal e estadual em dia, as contas são pagas com regularidade. Ele conta que 60% das vendas realizadas pelo comércio são feitas para servidores de órgãos públicos.
O representante da Fecomércio alerta que, com a perspectiva de aumento no uso de cheques neste fim de ano, o lojista tem de ficar mais atento para não correr risco de inadimplência em janeiro. "No Natal as pessoas costumam estar eufóricas e às vezes podem comprar além da conta. E por um desequilíbrio financeiro não terá condições de quitar um compromisso", diz ao destacar que todo cuidado é pouco.
Para evitar devolução de cheques, Peron afirma que o comerciante deve atentar para as medidas de segurança, como consulta do limite do cliente, não vender em caso de restrição para compras parceladas ou qualquer outro impeditivo para a venda pré-datada.