sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Siticom diz que ainda não tem respostas do Ibama para reivindicações

PUBLICIDADE

Ainda nesta semana, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário da Região Norte de Mato Grosso (Siticom) de Sinop deve definir onde e quando serão realizados os próximos protestos contra a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em liberar planos de manejo para madeireiras do do Nortão conseguirem retirar toras das matas. A falta de matéria prima continua gerando desemprego.

“Estamos aguardando a resposta da federação sobre a audiência com o governador Blairo Maggi e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Depois dessa reunião vamos definir quando faremos os protestos novamente. Por enquanto não vamos divulgar nada mas com certeza vamos tomar alguma medida mais séria, já que até agora ninguém nos deu resposta alguma sobre nossas reivindicações”, explicou, ao Só Notícias, o presidente do Siticom, Vilmar Mendes Galvão.

Ele afirma ainda que encaminhou um ofício ao Ibama de Sinop, no último dia 29, que está protocolado mas que até o momento a gerencia do órgão não se manifestou, para responder nem sobre a liberação de ATPFs, planos de manejo, caminhões apreendidos ou contratação de novos servidores para a unidade.

“Nós colocamos vários pontos no ofício mas até agora nada. Não estamos cobrando só a liberação de guias ou planos, também estamos lutando por melhores condições de trabalho e por melhor estrutura do próprio órgão. E nem assim alguém se manifestou”, acrescenta, revoltado com a situação de silêncio do Ibama.

Vilmar também mostra-se contrário as liminares de interdito proibitório concedidas, pela justiça, às unidades do Ibama de Sinop e região.
“Em Alta Floresta, por exemplo, acho que é desculpa para não trabalhar até porque o que foi danificado no protesto o próprio presidente do sindicato já assumiu e arrumou. Além do mais, não estamos ocupando unidade nenhuma para que eles peçam a proibição de nossa entrada nos prédios. Isso não passa de desculpa, mais uma vez”, ressalta.

Conforme Só Notícias já informou, os trabalhadores realizaram protestos no início do mês em Sinop (por 3 dias, houve manifestações na frente do Ibama, culminando com passeata e panelaço) e na semana passada em Alta Floresta. Ainda na semana passada, funcionários das gerências do Ibama em Sinop, Alta Floresta e Guarantã do Norte, se reuniram em Cuiabá, na gerência estadual, para expor o alarmante quadro de precariedade que atinge sua área administrativa e de fiscalização, monitoramento, realização de vistorias e análises técnicas, que comprometem o cumprimento do papel do Ibama quanto à conservação do meio ambiente.

Outro lado
Só Noticias tentou manter contato com a gerência em Sinop para confirmar o recebimento do ofício encaminhado pelo Siticom, mas não foi possível, uma vez que o gerente, José Geraldo de Araújo, encontra-se em viagem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE