PUBLICIDADE

Sistema ‘trava’ madeireiras que podem acionar a Sema

PUBLICIDADE

Industriais madeireiros de Mato Grosso têm demonstrado descontentamento quanto a demora para conseguir a liberação das guias de transporte de madeira, das indústrias para clientes em outros Estados, devido problemas no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), que trabalha online e integrado ao CCSEMA (Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais), cujo objetivo é auxiliar e controlar a comercialização e o transporte de produtos florestais. A demora atrasa as vendas e entregas de madeira para os clientes.

O setor reclama que, apesar das reuniões com o governo e órgãos ambientais para eliminar os entraves, houve pouquíssimos avanços. Ontem, por exemplo, de acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), José Eduardo Pinto, o dia foi considerado atípico pela dificuldade em fazer os trâmites e garantir a saída das cargas de madeireira vendidas.

Semana passada, industriais estiveram na capital para tratar do assunto. “Houve um comprometimento em sanar isto. Há uma reclamação muito grande. Não pode uma atividade como a nossa ficar a mercê desta situação”, declarou o sindicalista, ao Só Notícias. O segmento, diante das circunstâncias, não descarta medidas judiciais.

José Eduardo salienta ainda industriais estão esbarrando na liberação da DVPF 3 -Declaração de Venda de Produtos florestais 3 – para emissão das guias florestais (indispensáveis para transportar toras até às madeireiras e, das empresas, até os clientes). “Para eu vender uma madeira a qualquer Estado preciso fazer a declaração, um contrato de compra e venda. Não sabemos se a demora para retornar a liberação está no Ibama ou Sema”, falou. “Os problemas do sistema são diversos. Fica fora do ar, o link entre Sema e Ibama é moroso, o volume de acesso que é limitado”, elencou.

(Atualizada às 09:12h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE