O setor florestal comemora uma conquista importante: o reconhecimento pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes – PEFC do Sistema Brasileiro de Certificação Florestal – CERFLOR. O programa voluntário de certificação começou a ser elaborado em 1996 e surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país para garantir melhores condições de acesso aos mercados internacionais. Agora, além do Forest Stewardship Council – FSC, o Brasil conta com esse novo sistema também reconhecido internacionalmente.
Para o superintendente executivo do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Fernando Castanheira Neto, essa é uma grande notícia. “É uma conquista enorme para a ABIMCI, que foi a responsável direta pela elaboração das normas de nativas possibilitando ao país ter o conjunto completo de normas para as florestas”, comemora Castanheira. O Fórum participou ao lado da Sociedade Brasileira de Silvicultura – SBS, Associação Brasileira de Florestas Renováveis – ABRACAVE e a Associação Brasileira de Celulose e Papel – BRACELPA, da Subcomissão Técnica de Certificação Florestal – SCT representando os produtores.
O CERFLOR foi desenvolvido pelo INMETRO, em parceria com entidades indicadas pela Comissão Técnica de Certificação Ambiental. A ABIMCI participou de um dos grupos de trabalho responsável pela elaboração das normas específicas para as florestas nativas.
PEFC
O PEFC é atualmente o maior sistema do mundo em termos de áreas
certificada, já tendo certificado 126 milhões de hectares de florestas. Em
segundo lugar vem o FSC, com 65 milhões.
Criado em 1999 na Europa, o PEFC posteriormente globalizou-se, sendo hoje
composto por 20 sistemas de 4 Continentes, sendo:
* 16 da Europa (PEFCs nacionais da Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlância, França, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido) * 2 da América do Sul – Brasil (CERFLOR) e Chile (CERTFOR)
* 1 da América do Norte – Canadá (CSA)
* 1 da Oceania – Austrália (Australia Forest Certification System).
Além destes, o Sustainable Forest Initiative (Estados Unidos) já submeteu seus padrões, estando em processo de reconhecimento.