PUBLICIDADE

Sistema Brasileiro de Certificação Florestal é reconhecido internacionalmente

PUBLICIDADE

O setor florestal comemora uma conquista importante: o reconhecimento pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes – PEFC do Sistema Brasileiro de Certificação Florestal – CERFLOR. O programa voluntário de certificação começou a ser elaborado em 1996 e surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país para garantir melhores condições de acesso aos mercados internacionais. Agora, além do Forest Stewardship Council – FSC, o Brasil conta com esse novo sistema também reconhecido internacionalmente.

Para o superintendente executivo do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Fernando Castanheira Neto, essa é uma grande notícia. “É uma conquista enorme para a ABIMCI, que foi a responsável direta pela elaboração das normas de nativas possibilitando ao país ter o conjunto completo de normas para as florestas”, comemora Castanheira. O Fórum participou ao lado da Sociedade Brasileira de Silvicultura – SBS, Associação Brasileira de Florestas Renováveis – ABRACAVE e a Associação Brasileira de Celulose e Papel – BRACELPA, da Subcomissão Técnica de Certificação Florestal – SCT representando os produtores.

O CERFLOR foi desenvolvido pelo INMETRO, em parceria com entidades indicadas pela Comissão Técnica de Certificação Ambiental. A ABIMCI participou de um dos grupos de trabalho responsável pela elaboração das normas específicas para as florestas nativas.

PEFC
O PEFC é atualmente o maior sistema do mundo em termos de áreas
certificada, já tendo certificado 126 milhões de hectares de florestas. Em
segundo lugar vem o FSC, com 65 milhões.

Criado em 1999 na Europa, o PEFC posteriormente globalizou-se, sendo hoje
composto por 20 sistemas de 4 Continentes, sendo:
* 16 da Europa (PEFCs nacionais da Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlância, França, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido) * 2 da América do Sul – Brasil (CERFLOR) e Chile (CERTFOR)
* 1 da América do Norte – Canadá (CSA)
* 1 da Oceania – Austrália (Australia Forest Certification System).

Além destes, o Sustainable Forest Initiative (Estados Unidos) já submeteu seus padrões, estando em processo de reconhecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE