Será lançado nos próximos dias em Sinop o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), voltado às indústrias madeireiras da região. O projeto será desenvolvido pela parceria entre Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).
O lançamento do projeto será feito pelo presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avalone Júnior, e o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Fulan, durante visita ao município entre os dias 15 e 18. Eles receberam, semana passada, a visita do prefeito de Sinop, Nilson Leitão, com quem debateram o assunto.
As empresas beneficiadas receberão assistência na resolução de problemas técnicos-gerenciais e tecnológicos, para promover a cultura exportadora na atividade. O projeto será desenvolvido num período de doze meses e deve envolver cerca de 200 empresas.
Em 2005 Sinop teve queda em suas exportações. Foram exportados US$ 48.957 milhões, recuando 11,29% em relação a 2004, quando foram US$ 55.186 milhões. Um dos principais fatores para a queda é decorrente da crise no setor madeireiro desde junho de 2004, com a falta de Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPF’s) após a operação Curupira.
Mas os reflexos não foram somente em Sinop. O setor madeireiro foi afetado em todo o Estado. Dados da Fiemt apontam que o segmento da madeira perfilada/compensada retraiu 14,5% em 2005.
Além de Sinop o projeto também será lançado no município de Alta Floresta(320 km de Sinop), no dia 17 de fevereiro.