PUBLICIDADE

Sinop:madeireiras aderem a programa exportações para driblar crise

PUBLICIDADE

A partir de hoje as indústrias madeireiras e moveleiras de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Santa Carmem, Vera, e mais quatro municípios da região, já podem aderir ao Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O programa foi lançado, ontem à noite, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, Carlos Avalone, e o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

Por um período de 14 meses, 252 madeireiras passarão por uma consultoria gratuita que apontará melhorias que poderão ser implantadas para o ingresso ou fortalecimento no mercado exterior. O programa será desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, com investimentos de R$ 800 mil.

Para Avalone, Sinop é um município com grande potencial madeireiro e no agronegócio, além da área industrial de forma geral. “O que precisa é uma ação mais agressiva”, enfatiza. As empresas que aderirem ao programa serão vistoriadas e, se apresentarem as condições necessárias para o trabalho, com capacidade de exportar seus produtos, receberão a consultoria.

O prefeito Nilson Leitão também deve divulgar, nos próximos dias, um plano para fortalecer o desenvolvimento econômico do município. Uma consultoria está sendo finalizada para apontar as principais necessidades e metas. O projeto proporcionará mais incentivos para as indústrias, fortalecendo a atividade no município.

Uma pesquisa realizada em 152 madeireiras do município aponta que apenas 30% está trabalhando com a capacidade total. Cerca de 33% estão fechadas e 40% trabalhando com no máximo 50% da capacidade. “Sinop é forte no agronegócio e também na área industrial. Já atraiu muitas indústrias para cá”, salienta Avalone, ressaltando que o Estado já passou da quinta posição de maior parque industrial, para a segunda colocação.

Durante a solenidade de lançamento do programa, o prefeito Nilson Leitão também entregou um protocolo de intenções à Fiemt, propondo uma cooperação técnica no desenvolvimento econômico da região Norte. O objetivo é oferecer um número maior de incentivos e programas para o desenvolvimento industrial no município, e divulgar o potencial econômico da região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE