Hoje é o último dia para os contribuintes sinopenses quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 15%, para pagamento em cota única. Quem preferir, pode parcelar em até seis vezes, com vencimento todo dia 14 do mês. Para pagamento em três vezes, o desconto é de 5% e, em seis vezes não há desconto.
Apesar de não ter tido aumento na alíquota, houve um reajuste de 5,91% devido à “correção da inflação”, conforme explicou ao Só Notícias o secretário de Finanças, Teodoro Lopes.
O IPTU poderá ser pago em qualquer agência bancária. Os boletos podem ser retirados no site da prefeitura bem como no ginásio José Carlos Pasa, coordenadoria de Esportes do bairro São Cristóvão, CRAS Boa Esperança e creche do Alto da Glória.
O valor total do imposto lançado este ano, representa R$ 25,4 milhões. “Nossa expectativa, de acordo com o comportamento no ano passado, é que cerca de 45% seja recebido até o primeiro vencimento, entre cota única e primeira parcela”, afirmou Lopes. No ano passado, a inadimplência dos contribuintes ficou abaixo de 17%.
Só Notícias fez levantamento dos percentuais concedidos em várias cidades no Nortão. A prefeitura de Sinop é que está oferecendo um dos menores desconto à vista: 15%. Lucas do Rio Verde é a que oferece maior desconto: 35% para quem pagar até 09 de maio. Até 25 de junho, o abatimento é de 25%.
Em Alta Floresta, que cobra a primeira parcela em 15 de maio, o desconto é de 25%. Os que pagarem em 3 vezes terão 20%. Sorriso tem critérios variados na cobrança do imposto, variando de um bairro para outro. O desconto médio à vista é de até 20%. Rondonópolis, o maior município da região Sul, está concedendo 20% à vista e a cota única vence no próximo dia 15.