Sinop sedia, amanhã, na sede do Sindicato Rural, o primeiro Plantão Fiscal Itinerante, deste ano, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Das 14h às 17h e das 19h30 às 22h, contribuintes, empresários e contabilistas podem tirar dúvidas e discutir melhorias nos serviços prestados no escritório do município, jurisdicionado a gerência regional de Sorriso. O anúncio foi feito, em entrevista coletiva, há pouco, pelos presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior, e da Associação Comercial e Empresarial (Aces), Mauro Muller.
A realização do Sefaz Itinerante foi cobrada pelas entidades, na semana passada, ao secretário-adjunto da Receita Pública, Marcel Souza de Cursi, diante das dificuldades encontradas pelos empresários e contabilistas do município diante da “enxurrada” de portarias e medidas estabelecendo novos critérios sobre cobrança e recolhimento do ICMS – Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços. “São vários problemas que temos. Hoje, Sinop depende de algumas situações de Sorriso [onde fica a gerência regional]. Temos um péssimo atendimento de “0300” [telefone para tirar dúvidas] em Cuiabá. […] Precisa-se de uma pessoa mais técnica aqui. Não que não tenham competência, mas são estagiárias, com pouca experiência, que não tem condições de esclarecer as dúvidas que os contadores e a população tem procurado”, afirmou o presidente da CDL.
O presidente da Aces lembrou a dificuldade de compreensão sobre as portarias determinadas pela secretaria estadual. Ele mencionou que os contadores encontram dificuldades em prosseguir com os trabalhos nas empresas, porque uma acaba mudando várias outras. “Ele começa a trabalhar de uma forma e a tarde já muda tudo”, disse, ao mencionar também as limitações do escritório em Sinop. “A pessoa é limitada até certa situação e dali em diante tem que se locomover até Sorriso para poder dar continuidade no seu processo”.
Ambos os presidentes confirmaram que é discutido junto ao governo a ampliação dos serviços prestados pela Sefaz no município. Falaram que o secretário-adjunto da Receita Pública já garantiu a ampliação, mas sem mencionar datas. “Vai ser paliativo [o Sefaz Itinerante], mas já temos a promessa do secretário adjunto, que vão ser ampliados esses serviços aqui em Sinop, para que possamos e atender de uma forma melhor os contribuintes e nossos contadores”, declarou Teschima.
O Sefaz Itinerante em Sinop tem a presença confirmada do gerente regional em Sorriso, Gabriel Batista da Cruz, da gerente de relacionamento e atenção ao contribuinte, Marilena Cecília Fumes, e agentes da Sefaz de Sinop.
(Atualizada às 14:31h)