Sinop ganhará um dos 13 Centros de Capacitação Permanente da Amazônia Legal que estão sendo criados pelo Ministério do Turismo. Na quarta-feira, dois técnicos do ministério virão a Sinop, juntamente com reitores de universidades para fazer o lançamento oficial do centro. Em Mato Grosso, inicialmente, três cidades terão centros: Sinop, Cuiabá e Alta Floresta. O centro deverá capacitar pessoas para auxiliarem e promoverem o crescimento sustentável das regiões que compõem a Amazônia Legal e vai auxiliar empresas a instalarem-se em áreas adequadas para minimizar impactos ambientais.
“Muitas pessoas, quando vieram para o norte do Estado, acabaram destruindo nascentes de rios e outras coisas que devem ser preservadas, mas nós não podemos culpa-las, pois não tinham orientação e nem noção do que estavam fazendo ou o que sua ação poderia significar para a natureza”, explicou o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração (SIC) de Sinop, Norival Campos Curado, por intermédio da assessoria. Há vários Centros de Observação da Amazônia como o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), mas o diferencial deste é que será aberto para a população que estiver interessada.
“Não é preciso ingressar ou ser seguidor de uma carreira militar. A responsabilidade está nas mãos do Ministério da Indústria e Comércio e do Ministério do Meio Ambiente e nós, a administração Nilson Leitão, não poderia deixar de trazer mais esta conquista para Sinop, principalmente por fazermos parte eminente da Amazônia Legal”, complementa.