sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop tem crescimento de 15% no número de novas empresas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

A plataforma do governo Federal que mostra a situação empresarial no país aponta que em Sinop foram abertas, em média, 354,1 empresas por mês, de janeiro a setembro, totalizando 3.187 em diversos segmentos. Se o ritmo de crescimento for mantido, até dezembro, o município pode fechar o ano com 4.249 novos estabelecimentos. Só Notícias constatou ainda que a média é 15,3% maior que a de 2019 com registro de 307 aberturas mensais.

Atualmente, a capital do Nortão 19.012 empresas de micro, pequeno, médio e grande portes ativas. Consta no relatório que neste universo, 18.044 são matrizes e outras 968 filiais. Ainda é apontado que o tempo médio de abertura de empresas em Sinop é de 2 dias e 5 horas. Já o tempo de viabilidade é de cerca de 1 dia e 10 horas. Os dados são atualizados mensalmente e tem como fonte os números do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

De acordo com o painel, entre as atividades econômicas 1.067 atuam no comércio varejista de artigos do vestuário e varejo, 704 no ramo de cabeleireiros, manicure e pedicure, 590 promoção de vendas, 563 obras de alvenaria e 529 trabalham com transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.

Ainda há 426 lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, 373 são do comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns, 341 serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, 298 instalação e manutenção elétrica, 292 comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores e 284 restaurantes e similares.

Só Notícias ainda constatou na plataforma centenas de empresas de outras atividades econômicas, como construção (189), serviços de entrega rápida (141), bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento (137), serviços de engenharia (82), dentre outras de acordo com os números.

Também consta que no que diz respeito a natureza jurídica, 12.254 são empresários individuais, 4.667 sociedade limitada, 1.830  (constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social), 203 sociedade anônima, 36 cooperativas, 8 sociedade de economia mista, 7 empresas públicas, 4 sociedades em conta de participação e outros 3 consórcio de sociedade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: diretoria avalia que Norte Show surpreendeu

O presidente da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte...

Criança recebe alta da UTI após receber coração doado por menina que faleceu em MT

O Hospital da Criança de Ribeirão Preto (SP) confirmou...

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...
PUBLICIDADE