Sinop continua com saldo positivo na geração de empregos. Mês passado, foram 229 a mais, nos diferentes setores da economia. Houve 1.859 admissões e 1.630 demissões feitas pelas indústrias e empresas. O resultado deixou o município em 4º no ranking de evolução do emprego formal entre as cidades com mais de 30 mil habitantes, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A geração de empregos em julho, divulgada ontem, foi, porém, menor que o saldo de junho quando 430 empregos foram gerados a mais. Na ocasião, Sinop também ficou em quarto no ranking. No Estado, conforme Só Notícias informou, o saldo final também apresentou diminuição entre junho (9,8 mil) e julho (4,5 mil). No atual ranking, Cuiabá é líder com 1.088 novos postos de trabalho.
Mês passado, o comércio foi o setor que mais contribuiu para a geração de empregos sinopense, somando saldo de 129 novos postos de trabalho. Em seguida aparece a indústria de transformação, com 62. Na construção civil, o saldo foi de 42 contratados a mais e, na de prestação de serviços, de 16. No extrativismo mineral foram gerados dois empregos a mais.
Por outro lado, a agropecuária foi a que mais dispensou, fechando com 16 funcionários desligados de suas funções e, no serviço industrial de utilidade pública (onde se enquadram, por exemplo, as centrais elétricas), o saldo é de menos seis trabalhadores, segundo Caged.
No ano, Só Notícias apurou que Sinop registra 1,7 mil empregos gerados a mais, resultado de 12,2 mil admissões e 10,5 mil demissões.
No Brasil, mês passado, foram gerados 140.563 novos postos de trabalho com carteira assinada. Já em sete meses, 1.593.527.
Leia ainda
Geração de empregos cai mas resultado continua positivo em MT