O Start Sebrae, evento voltado a empresários, vai abordar no próximo dia 3, das 18 às 19 horas, no Sindicato Rural de Sinop, os desafios da inteligência artificial aplicada aos pequenos negócios e os impactos da reforma tributária, que terá um período transitório neste ano e, em 2027, terá sua aplicação na prática. O gerente regional norte do Sebrae, Volmir José Cabreiras, detalhou ao Só Notícias que, para a reforma tributária, as empresas precisam estar prontas para entender como será o impacto. “Justamente essa nova modalidade de cálculo, parte tributária, essas coisas que o empresário tem que começar a entender, como que isso vai funcionar e o que vai impactar no faturamento no negócio dele”
Volmir ressaltou que muitas empresas deixam a parte fiscal de lado e focam apenas na produção. “O empresário, muitas vezes, a cabeça dele é muito voltada para produção, negócio, mercado, mas essa parte de gestão, pois isso entra dentro da parte de gestão financeira, ele não tem uma orientação de como isso pode ser aplicado e ajustado dentro do modelo de fato dele. Então, como é novo ainda esse processo, não caiu muito para eles ainda o impacto real disso e o que eles têm que fazer já para se preparar”, acrescentou.
De acordo com Contreiras, ainda não há estudo deste impacto, mas ele diz que o acesso à informação é importante. “O maior desafio do empresário é ele ter acesso à informação de forma prática e numa linguagem que consiga entender e aplicar no negócio dele. Então, a ideia do Sebrae, a gente tem especialistas que orientem o orientem dentro do negócio dele para que ele consiga ter essa noção”.
Outro ponto debatido no evento será como a inteligência artificial pode potencializar processos e resultados das empresas. “A gente quer mostrar, desmistificar um pouco isso, que não é difícil fazer, mas precisa, muitas vezes, de uma orientação técnica para que isso realmente gere frutos e boas ações dentro do negócio. Muitas vezes o cara até ouviu falar, já sabe de algum processo, que uma IA pode ajudar ele, mas não sabe como implementar isso dentro do negócio dele. Então a ideia é trazer uma linguagem mais acessível, que ele aprenda, que é uma coisa que não está tão distante”.
Uma pesquisa realizada, ano passado, pelo Sebrae, por telefone, com 1.082 pequenos empresários, mostra que o uso da inteligência artificial pode avançar. O levantamento aponta que 44% do comércio utiliza alguma ferramenta de IA, seguido por serviços com 35,6%, construção civil com 8,5%, indústria com 5,6% e pecuária com 5,5%.
Os interessados em participar podem fazer sua inscrição através do site do Sebrae/MT. São aguardados 200 participantes e as inscrições são limitadas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


