Nos dois últimos meses, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) apontou que 943 vagas estavam abertas em diversas empresas sinopenses. 814 pessoas, que apresentavam os requisitos básicos para os cargos, foram indicadas. Porém, deste só 159 foram contratadas. O acordo com o coordenador do Sine, Alcides Shimizu, explicou ao Só Notícias que o principal motivo para a maioria não ter sido contratada é a falta de qualificação profissional.
Somente em outubro, foram disponibilizadas 304 vagas. O Sine encaminhou 408 pessoas com perfil aproximado e apenas 77 foram contratadas. Já em setembro, a oferta era de 373 vagas, 406 pessoas foram selecionadas e apenas 82 contratados. ” Em setembro, no mínimo 150 vagas deveriam ser preenchidas”, destaca Shimizu. O balanço aponta que, desde janeiro, as empresas já pediram ao Sine para encaminhar mais de 2,8 mil profissionais para as mais diversas funções.
O Sine atendeu entre setembro e outubro 2,9 mil pessoas. 800 se cadastraram no sistema para serem indicadas e conseguirem emprego. 1,6 mil, que estavam desempregadas foram admitidas em dezenas de empresas. Nos dois meses, 1.067 seguros- desemprego foram requeridos no município.