O Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) abre esta manhã a proposta de preços do único consórcio habilitado na primeira fase da concorrência pública para a construção da rede de esgoto. A previsão é que a conferência da planilha leve o dia todo. Cada item será analisado porque não poderá ultrapassar o valor máximo estipulado pelo projeto. Caso isso ocorra ou houver falhas, a empresa é desclassificada e será preciso iniciar um novo processo.
O preço máximo é de R$ 41,186 milhões. A obra é para implantar rede de esgoto no quadrilátero central, compreendido pelas avenidas Pinheiros, Flamboyants, Jacarandás, Ingás e Guarantãs com 12.564 ligações imediatas (residências e empresas) sejam realizadas, porém a rede coletora terá capacidade para 16.885 ligações. A diferença se deve a contagem dos lotes vazios, cuja rede já será instalada.
Está prevista também no projeto a construção de uma estação de tratamento com a vazão de 100 litros por segundo, com a instalação de 206 mil metros de rede coletora de esgoto e cinco estações elevatórias.
A assessoria da prefeitura informa que “apenas o Consórcio Cbemi (Const. Brasileira e Mineradora/Construferri Saneamento e Terraplanagem/Sef – Saneamento e Engenharia Ferroviária, de Curitiba) cumpriu com os requisitos de documentação e habilitação técnica para concorrer à segunda fase do processo, constituída pela apresentação da proposta de preços”.
Outras empresas tentaram concorrer mas não conseguiram comprovar a experiência técnica exigida na construção de redes de esgoto. Outro consórcio foi desclassificado por falta de certidão negativa de débitos. Eles recorrem, mas tiveram os recursos negados.