Dados do registro aeronáutico brasileiro (RAB) mostram que Mato Grosso é o 2º Estado com maior número de aeronaves executivas do Brasil (São Paulo é o maior) e o 1º em aviões agrícolas. Apenas entre Sinop e Sorriso, há cerca 400 aeronaves baseadas. Com mercado da aviação executiva cada vez mais em expansão, o empresário sinopense Dilceu Dal Bosco decidiu liderar dois empreendimentos no setor – condomínio Premier e o aeroporto DDA Aviation, para atender empresários e produtores rurais. Parcela considerável deles está adquirindo aeronaves. Dilceu definiu, ao Só Notícias, que está ocorrendo “quebra de paradigma e mudança de cultura”. “Acredito que o nosso empresário, o produtor do agro, principalmente, das indústrias, do comércio, aquela pessoa que tem necessidade, tem fazendas em vários locais, tem comércio, indústria, começou a perceber há algum tempo já, uns dois anos para cá, de que o avião é uma ferramenta de trabalho. O que ele ganha de tempo, agilidade e consegue resolver em um dia tendo um avião é extraordinariamente maior e o custo-benefício se paga por conta disso”, expôs.
Com obras em andamento e vendas já iniciadas, o condomínio Premier Aero Náutico Residencial, situado às margens da MT-22 (Sinop-Juara), a 15 minutos da região central de Sinop, terá pista de pavimentada com 1,6 mil metros com balizamento noturno e hangares privativos nas residências. Cada terreno, que mede a partir de 1.110 m², com valor variando de R$ 1,5 milhão a R$ 2,2 milhões.
O aeroporto contará com estrutura de abastecimento; oficina para manutenção de aeronaves, incluindo as com turbina; taxiway, conectando a pista aos terrenos e estrutura de hospedagem similar a um hotel para equipes técnicas e de manutenção. Além disso, terá um espaço para realização de eventos, do qual Dilceu almeja receber futuramente grandes lançamentos de aeronaves, de marcas nacionais e internacionais.
“Estamos promovendo aqui uma ‘subida do sarrafo’, vamos falar assim, no que dia respeito à aviação. Nós estamos fazendo a nossa parte aqui em Sinop. Falei isso inclusive com o governador (Mauro Mendes), falei isso com o secretário de Desenvolvimento do Estado (César Miranda), espero que o Estado entre também nesse embalo no que diz respeito a benefícios e outras garantias para que esse segmento continue crescendo muito. A gente quer que Sinop seja uma referência no segmento da aviação”, afirmou.
Para completar a experiência, o Premier contará com restaurante com vista panorâmica para a pista de pouso e decolagem e as casas terão acesso com marina e píer ao Rio Teles Pires, atendendo também crescente número de embarcações em Sinop e Sorriso. Ao todo, já são 2,1 mil registradas, segundo a Marinha de Sinop.
O outro empreendimento de Dilceu, já em operação, é o aeroporto DDA Aviation, na estrada Selene, que conecta a aviação executiva e agrícola de Sinop ao restante do Brasil e do mundo. “Eu comprei uma pista que existia para o DDA, refiz toda, reformei por completo já e tem toda a atividade lá, já faz um ano e meio. Eu tenho hotel, eu tenho garagem, abastecimento, pouso e decolagem, tenho oficina terceirizada e até tenho escola de aviação”, contou.
Para o futuro, o empresário avalia aquecimento cada vez maior do setor, visto que Mato Grosso é o Estado com maior número de reservas para compra de novas aeronaves, fabricadas principalmente na Flórida, Estados Unidos. “Faz parte de uma cultura que a gente percebe que tem mudado. E a nossa região de forma muito especial contribui muito para isso”, afirmou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.