quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop se fortalece como hub da aviação executiva; condomínio e aeroporto privado impulsionam segmento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: divulgação)

Dados do registro aeronáutico brasileiro (RAB) mostram que Mato Grosso é o 2º Estado com maior número de aeronaves executivas do Brasil (São Paulo é o maior) e o 1º em aviões agrícolas. Apenas entre Sinop e Sorriso, há cerca 400 aeronaves baseadas. Com mercado da aviação executiva cada vez mais em expansão, o empresário sinopense Dilceu Dal Bosco decidiu liderar dois empreendimentos no setor – condomínio Premier e o aeroporto DDA Aviation, para atender empresários e produtores rurais. Parcela considerável deles está adquirindo aeronaves. Dilceu definiu, ao Só Notícias, que está ocorrendo “quebra de paradigma e mudança de cultura”. “Acredito que o nosso empresário, o produtor do agro, principalmente, das indústrias, do comércio, aquela pessoa que tem necessidade, tem fazendas em vários locais, tem comércio, indústria, começou a perceber há algum tempo já, uns dois anos para cá, de que o avião é uma ferramenta de trabalho. O que ele ganha de tempo, agilidade e consegue resolver em um dia tendo um avião é extraordinariamente maior e o custo-benefício se paga por conta disso”, expôs.

Com obras em andamento e vendas já iniciadas, o condomínio Premier Aero Náutico Residencial, situado às margens da MT-22 (Sinop-Juara), a 15 minutos da região central de Sinop, terá pista de pavimentada com 1,6 mil metros com balizamento noturno e hangares privativos nas residências. Cada terreno, que mede a partir de 1.110 m², com valor variando de R$ 1,5 milhão a R$ 2,2 milhões.

O aeroporto contará com estrutura de abastecimento; oficina para manutenção de aeronaves, incluindo as com turbina; taxiway, conectando a pista aos terrenos e estrutura de hospedagem similar a um hotel para equipes técnicas e de manutenção. Além disso, terá um espaço para realização de eventos, do qual Dilceu almeja receber futuramente grandes lançamentos de aeronaves, de marcas nacionais e internacionais.

“Estamos promovendo aqui uma ‘subida do sarrafo’, vamos falar assim, no que dia respeito à aviação. Nós estamos fazendo a nossa parte aqui em Sinop. Falei isso inclusive com o governador (Mauro Mendes), falei isso com o secretário de Desenvolvimento do Estado (César Miranda), espero que o Estado entre também nesse embalo no que diz respeito a benefícios e outras garantias para que esse segmento continue crescendo muito. A gente quer que Sinop seja uma referência no segmento da aviação”, afirmou.

Para completar a experiência, o Premier contará com restaurante com vista panorâmica para a pista de pouso e decolagem e as casas terão acesso com marina e píer ao Rio Teles Pires, atendendo também crescente número de embarcações em Sinop e Sorriso. Ao todo, já são 2,1 mil registradas, segundo a Marinha de Sinop.

O outro empreendimento de Dilceu, já em operação, é o aeroporto DDA Aviation, na estrada Selene, que conecta a aviação executiva e agrícola de Sinop ao restante do Brasil e do mundo. “Eu comprei uma pista que existia para o DDA, refiz toda, reformei por completo já e tem toda a atividade lá, já faz um ano e meio. Eu tenho hotel, eu tenho garagem, abastecimento, pouso e decolagem, tenho oficina terceirizada e até tenho escola de aviação”, contou.

Para o futuro, o empresário avalia aquecimento cada vez maior do setor, visto que Mato Grosso é o Estado com maior número de reservas para compra de novas aeronaves, fabricadas principalmente na Flórida, Estados Unidos. “Faz parte de uma cultura que a gente percebe que tem mudado. E a nossa região de forma muito especial contribui muito para isso”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE