
“Para se ter uma noção: Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos, por isso o dia 30 de maio foi escolhido como o Dia Livre de Impostos, porque de 1º de janeiro a 30 de maio trabalhamos só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”, informa a assessoria.
A data de conscientização e protesto é realizada há 13 anos, em todo país, especificamente em 300 cidades, de 16 Estados e com a participação de 2,394 lojas. Organizadas pela Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas o movimento busca conscientizar a a população sobre as altas cargas tributárias.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop está mobilizando as empresas da cidade que venderão produtos sem impostos neste dia. Cabe a cada lojista decidir se vai aderir. “O empresário vai escolher os produtos, destacar de forma bem clara o valor do imposto que corresponde ao desconto dado, pode limitar a quantidade vendida por pessoa e deve informar que a venda é até acabar o estoque, ou seja é muito fácil participar basta querer”, explica o presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves. “A carga tributária é sufocante e temos que fazer nosso grito de socorro ser ouvido, quanto mais empresas participarem melhor será para mostrarmos nossa força e conseguirmos a redução dos impostos e a tão sonhada reforma tributária”, concluiu.


