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Sinop reforça cobrança para ter regional da Secretaria de Fazenda

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Empresários, contadores e demais contribuintes estiveram no Plantão Fiscal Itinerante da Secretaria Estadual de Fazenda, com atendimento individualizado para esclarecer e resolver problemas relacionados a notificações, autuações e as recentes portarias estabelecendo mudanças na cobrança do ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços. Eles recebem análise de processos, das principais situações tributárias e fazem dúvidas pontuais, no Sindicato Rural, onde inicialmente estava previsto o evento, alterado de local, temporariamente por problemas técnicos em equipamentos.

O foco do plantão tem sido os novos procedimentos adotados pela pasta, como Sistema Conta Corrente 3.0, que deve ir ao ar semana que vem. A gerente de Relacionamento e Atenção ao Contribuinte, Marilaine Fumes, explicou, esta tarde, ao Só Notícias, que ele trará mais facilidade de parcelamento de débitos, cálculos e históricos.

“Há muita coisa nova no Conta Corrente e muita facilidade que os contadores já vinham pedido para nós. Isso não é novo e não está acontecendo de repente. Esse sistema está sendo desenvolvido a mais de um ano. O que os nosso contadores e contribuintes trazem de dificuldades na utilização dos nosso procedimentos, nós já levamos a nossa de desenvolvimento de T.I (Tecnologia da Informação) e estão se trabalhando nessas questões”.

Em outra reunião, de manhã, os técnicos trouxeram mais sugestões para melhoria nos procedimentos da Sefaz, que estuda a possibilidade de serem acatados. “Eles pedem uma nova regional porque a circunscrição de Sinop é grande e está aumentando. Aqui é um pólo. Isso já até foi levado para o secretário adjunto e estamos estudando a possibilidade realmente”, disse a gerente de relacionamento. Ela recomendou aos empresários que se cadastrem no site da pasta, para receberem diretamente nos emails deles as atualizações.

De acordo a gerente da agência da Sefaz em Sinop, Gisela Grudzinski, na unidade, os contribuintes também tem a disposição, atendimento de plantão fiscal, de segunda à sexta-feira, por um profissional capacitado. “A política de atendimento da secretaria funciona dessa maneira: quando essa pessoa não consegue responder a dúvida do contribuinte, ela primeiro verifica com o setor que tem o produto, se não conseguirmos responder quem vai é a regional […], se não conseguir, é a gerente que vai. E eu posso garantir que ninguém sai sem resposta”, afirmou.

A gerente reconheceu que há exceções de questionamentos mais técnicos, que exigem consultas tributárias. “Hoje tem no e-process, nos processos, a consulta tributária, então, o contribuinte relata toda a dúvida que ele tem, e isso vai ser respondido de forma escrita pela secretaria de fazenda. Temos um setor em Cuiabá que responde essas consultas tributárias”.

Ela também argumenta que o efetivo hoje, é considerado satisfatório. “Um quadro de funcionários tranquilos, posso dizer completo. Não temos falta de servidores. Inclusive nossos processos estão sendo feitos no dia. Os processos de junta comercial vem de manhã e à tarde retornam para a CDL”. Os eltrônicos com exceção”.

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