Os pais de alunos com filhos estudando em escolas particulares vão pagar entre 8% e 10% a mais, a partir deste mês, de acordo com informações de algumas instituições. Em um colégio o reajuste foi de 9%. A mensalidade para o ensino fundamental, por exemplo, foi de R$ 480,48 para R$ 528.
O departamento financeiro de outra escola, apontou que o reajuste anual para este ano foi de 9,97%. No ano passado, foi 7%. Em outra unidade escolar, Só Notícias apurou que o índice de aumento para os 900 alunos de ensino infantil, fundamental e médio, ficou entre 8% e 9%. Em 2012, o percentual oscilou de 7,5% a 8%.
De acordo com as instituições o reajuste é referente ao aumento nas taxas de contas (água, luz, telefone e internet), além de investimentos realizados nas escolas.
O diretor do Procon, Ozéas Lima Veras, orienta para que as escolas não insiram no contrato de matrículas outros serviços que não dizem respeito a mensalidade.
Segundo o levantamento da Federação Nacional das Escola Particulares (Fenep), os reajustes apontaram alta de até 15%. A lei (nº 9.870) que regulamenta o reajuste prevê que o aumento fique a critério de cada instituição. Porém deve estar de acordo com as despesas.