O secretário de Agricultura de Sinop, Clóvis Sanches, acredita que o projeto de irrigação previsto para ao assentamento Wesley Manoel dos Santos (Gleba Mercedes V) será executado em um ano. Serão destinados R$ 100 milhões pelo Ministério da Integração para o fortalecimento da agricultura familiar. “É uma previsão inicial porque trata-se de um processo longo e demorado”, afirmou, em entrevista ao Só Notícias.
Desde a última semana, representantes da empresa que venceu a licitação para o estudo de viabilidade do projeto, percorrem os 500 lotes do assentamento realizando levantamento de campo “para apurar a quantidade de área aberta por propriedade, se está apta ou não a participar do projeto”, explicou o secretário. “Essa fase deve durar uns 30 dias”, acrescentou.
Segundo Clóvis, “é a partir das informações colhidas nesse levantamento que será elaborado o projeto técnico”. No estudo de viabilidade, estão previstos para serem investido aproximadamente R$ 3 milhões.
Conforme Só Notícias informou, o projeto deve beneficiar cada uma das 500 famílias, com cerca 5 hectares irrigados. Atualmente, são produzidos frutas, mandioca e leite no assentamento.