Parte dos consumidores sinopenses escolheu dezembro para comprar eletrodomésticos, celulares e televisores. Estimativas de três lojas que fazem parte de redes, as vendas devem ter acréscimo de 15% a 20% neste mês, em relação ao ano passado. A gerente de uma das lojas da Eletromóveis Martinello, Rosinei Ferreira de Almeida, os produtos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas) lideram as vendas. “Vendemos de tudo na loja, mas a preferência ainda é para eletrodomésticos. Provavelmente em função dos preços baixos e também das condições de pagamento. Os consumidores estão aproveitando as formas de pagamentos em até 10 vezes sem juros”, disse, ao só Notícias.
O coordenador de outra loja, Jairo Roberto dos Santos, disse que “o mercado está aquecido e exige mais tecnologia. Os consumidores preferem investir em celulares e televisores. No ano passado um televisor de LCD que era bom, hoje já está ultrapassado. Com os celulares acontece o mesmo, o tempo que uma pessoa costuma usar o equipamento é de até um ano, depois disso, com as novidades de mercado o consumidor compra um modelo mais avançado”, declarou.
“A tecnologia aumenta e os preços caem, por exemplo, um televisor de 32 polegadas que era vendido em dezembro do ano passado por R$ 1,2 mil neste ano está sendo vendido por R$ 900”, explicou.
O gerente de outra loja, André Pasinato, está otimista e prevê um aumento de 20% nas vendas. “A maioria compra para si mesmo, porém há um número significativo de compras para presentes, geralmente para as mães”, declarou. “As pessoas gostam de ver a decoração. Muitos de cidades vizinhas como, Santa Carmem e Vera acabam consumindo aqui. O consumidor gasta em restaurante, em posto de combustível, enfim, o comércio em geral ganha com as festas de final de ano”, acrescentou.
O aquecimento nas vendas, segundo o economista, Feliciano Azuaga, é natural em razão da época de Natal. Porém o economista alerta para o aumento do endividamento da população. “Para a pessoa que deseja presentear não tem escapatória, e acaba comprando. No entanto, a cautela é sempre melhor, o período para adquirir qualquer produto é a partir de 15 de janeiro, quando iniciam as queimas de estoques”, explicou, ao Só Notícias.
O comércio passou a atender em horário especial, até às 21h.