PUBLICIDADE

Sinop: prefeitos e setores econômicos cobram atuação do governo no Nortão

PUBLICIDADE

Cerca de mil pessoas são esperadas hoje, no seminário ‘Nortão: dificuldades, desafios e soluções’, em Sinop. Prefeitos e autoridades de 41 municípios do Nortão também vão participar das discussões que visam buscar alternativas para os principais entraves para o desenvolvimento da região, entre eles: BR-163, código florestal, indústria madeireira, regularização fundiária e barreiras do mercado europeu para a carne mato-grossense.

A região Norte, que concentra os maiores produtores de grãos do Estado e da indústria madeireira, tendo uma grande parcela na arrecadação estadual, cobrará apoio do governador Blairo Maggi na solução destes problemas, já que alguns são de alçada federal e precisam da intervenção do Estado. Uma lista com as cobranças dos municípios já foi entregue ao governador, após uma reunião no último dia 26, que também reuniu prefeitos e autoridades em Sinop.

Algumas respostas também são esperadas no pronunciamento de Maggi, que falará sobre as “perspectivas de desenvolvimento para o Nortão”, em uma palestra às 18h20. Os outros assuntos também serão apresentados em palestras. Representantes de sindicatos, associações, conselhos e CDLs também devem participar.

O seminário foi organizado pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão, e pelo deputado Dilceu Dal’Bosco.

Programação:
14h – Abertura com pronunciamento do prefeito de Sinop Nilson Leitão e explanação do deputado estadual Dilceu Dal’Bosco sobre;

14h30 – Palestra “O futuro da indústria madeireira”, com Jaldes Langer, presidente do Sindusmad;

15h – “Cenário ambiental em Mato Grosso” com Luis Henrique Daldegan (Secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso) e Yugo Marcelo (Ibama), mediado pelo deputado estadual José Riva;

16h – “Regularização fundiária rural e urbana” com Procurador-geral do Estado João Virgílio e presidente do Intermat Afonso Dalberto. O mediador será o vice-governador Silval Barbosa;

16h30 – “As barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu à comercialização da carne mato-grossense” com Décio Coutinho (presidente do Indea) e como mediador Zeca D’ávila – pecuarista e ex-deputado estadual.

17h20 – Pronunciamentos: deputado estadual Ademir Brunetto – tema: MT 322; deputado federal Wellington Fagundes; deputado federal Homero Pereira; senador Jaime Campos – tema: BR-163; senador Jonas Pinheiro – tema : Medida Provisória 2166.

18h20 – Palestra com o governador Blairo Maggi sobre “Perspectivas de desenvolvimento para o Nortão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE