Uma parceria entre o Executivo e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, deve fomentar a implantação de uma incubadora no Distrito Comercial que será montado para empresas não poluentes. A intenção é agregar, num espaço em meio ao DIC, micro e pequenas empresas. A expectativa é iniciar as obras ainda neste primeiro semestre.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graff (Ticha), a instituição apresentou recentemente um projeto, ainda a ser readequado mediante as necessidades apontadas pelo poder público. “Nos apresentaram um esboço de um projeto e na semana discutimos as propostas. A intenção é partimos para a implantação desta incubadora”, declarou Ticha, ao Só Notícias.
Conforme o secretário, a prefeitura estuda implantar o Distrito Industrial e Comercial em uma área pertencente ao município, com pouco mais de 90 hectares, às margens da BR-163 e dela utilizar pelo menos 19 ha. No entanto, ele lembra que é necessário discutir este aspecto.
O município tenta, junto ao governo do Estado, recursos para estruturar o DIC, primeira etapa para criação da incubadora de empresas. “A intenção é dá-lo com toda a infra-estrutura pronta. Viabilizar uma parceria junto ao governo para que ele nos antecipe os recursos”, acrescentou.
Ticha diz ainda que a prefeitura ainda não confirmou quantos terrenos seriam disponibilizados para instalar a incubadora e o espaço reservado a ‘contemplado’. “Ela vem de encontro às necessidades do pequeno empresário. Você disponibiliza, por exemplo, espaços onde as pequenas e micro empresários se instalam. Cobra-se uma taxa de administração. A Unemat disponibilizaria profissionais na área de treinamento. É para preparar o pequeno empresário para o futuro”, salientou.
O período em que cada empresa poderá ficar na incubadora será confirmado. A prefeitura espera contar com apoio também do Sebrae, e outros parceiros para capacitação empresarial.