As vendas de presentes, roupas, calçados, perfumes, eletrodomésticos e outros produtos no período do "dia das mães", entre os dias 4 a 10, poderá ter retração de pelo menos 30%, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, 52% do entrevistados disseram que presentearão. No ano passado, a inteção de compras era 82%.
Na intenção de compra de presentes, 52% da pessoas responderam que presentearão, outros 35% disseram que não e 9% não souberam responder. 80% da compras serão no comércio local, 8% pretendem comprar pela internet.
Os consumidores deverão gastar menos com presentes. 19,4% dos entrevistados pretendem gastar R$ 50 (redução de 3,4%). Outros 36,4% pretendem gastar entre R$ 50 a R$ 100 (-7,6%). Já 25,6% disseram que gastarão entre R$ 100 a R$ 200 (-0.4%). E 18,4% pretendem gastar mais de R$ 200 (-5,4%).
Em relação ao tipo de presente, o setor de vestuário lidera com 31%, artigos de perfumaria, 8,1%, eletrodomésticos 7,1%. e 33,1% afirmaram que pretendem comprar produtos diferente da lista da pesquisa.
Segundo o economista e coordenador da pesquisa, Udilmar Zabot, está retração era esperada devida a crise no país, "devido a queda na renda real do consumidor. A inflação pressionou bastante. Nós observamos que caiu bastante a intenção de compra para presentes para a data comemorativa", avaliou.
Foram entrevistadas 338 pessoas entre os dias 30 março e 6 de Abril. A margem de erro é de 5,2% para mais ou para menos.