A maioria dos sinopenses deve comprar na Black Friday, data promocional do comércio que será realizada amanhã em todo o país. Uma pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontou que 78% dos entrevistados conhecem a data e 57% afirmaram que pretendem aproveitar os descontos.
Entre os que devem ir as compras, 38% pretendem adquirir aparelhos eletrônicos, como celulares, tabletes, notebooks, entre outros. 22% pretendem comprar peças de vestuário. Outros 17% aproveitarão a promoção para renovar os eletrodomésticos, como microondas, geladeiras e fogões. 23% dos entrevistados se dividem na preferência por outros produtos.
A pesquisa demonstrou ainda que que 22% da população nunca ouviu falar sobre a Black Friday. Entre os que conhecem, 43% não pretendem gastar dinheiro na data promocional. O levantamento foi aplicado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Cise/Unemat).
Os organizadores do evento no Brasil acreditam que em 2015 serão movimentados mais de R$1 bilhão nas 24 horas de promoções e descontos nos e-commerces brasileiros e lojas físicas que também participam da data. Até o momento, milhares de lojas já anunciaram adesão com descontos de até 90%.