A pesquisa realizada pelo CISE, da Unemat, em parceria com a CDL Sinop, com 181 consumidores, aponta que o índice de intenção de compras aumentou 21,8%, em relação ao mês anterior, passando de 77,8% pontos para 94,8%. Maior, inclusive, que dezembro (89,6%) quando os consumidores foram as compras de Natal.
Foi perguntado também aos consumidores se pretendiam comprar presentes para o dia das Mães. A maioria dos entrevistados (61%) afirmou que comprará. 39% disseram que não comprarão presentes.
Os entrevistados também foram questionados se gastarão mais ou menos em relação ao ano anterior e a maioria (42%) respondeu que será maior. A maior parte tem intenção de gastar, em média, de R$ 100 a R$ 150. 21% manifestaram que pretendem gastar de R$ 250 a R$ 300.
A pesquisa mostrou que 14% dos entrevistados comprarão pela internet. “Esse último dado acende uma luz amarela na cabeça do lojista que precisa estar atento a concorrência que vem das lojas virtuais, coisa que até a pouco tempo atrás não existia”, explicou o economista Feliciano Azuaga.
O presente preferido da maioria dos entrevistados mudou. Enquanto em anos anteriores a preferência era por roupas, este ano 21% afirmaram que os cosméticos são os preferidos para as mães.
“O sinopense é otimista por natureza e não sem razão, os resultados da páscoa são um exemplo, enquanto as vendas nacionais subiram menos de 2% aqui o aumento flutuou entre 10 e 30%, portanto os empresários estão muito otimistas com o Dia das Mães e a CDL está dando todo apoio a eles”, disse o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, Marcos Antônio Alves, através da assessoria.