Economia

Sinop: pesquisa aponta aumento na intenção de compras de produtos e bens duráveis

A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat, divulgada ontem à tarde, aponta que os consumidores sinopenses aumentaram a intenção de compras. O levantamento feito entre os dias 1 e 15 mostra que, este mês o Índice de Intenção de Consumo apresentou um aumento de 17,2% passando de 68,69 pontos em maio para 80,50 agora. As compras de roupas apresentaram a maior recuperação entre os segmentos acompanhados. Também há maior intenção dos clientes em adquirir eletrodomésticos, móveis, bens de capital, consumo em restaurantes e supermercados.

Entre os bens duráveis que os consumidores pretendem comprar no segundo semestre, 37% dos entrevistados desejam adquirir carro, 22 móveis, 9% querem comprar terrenos, 4% motos, 5% eletrônicos. A pesquisa ouviu 120 entrevistados.

A pesquisa também aponta que Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma recuperação e voltou ao patamar próximo ao período pré-pandemia, avançando 45,3% em relação a maio. “Esse resultado indica uma condição de melhora em quase todos os indicadores econômicos devido a flexibilização das medidas restritivas de combate ao Coronavírus. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta ainda uma piora no indicador de -6,03%”, aponta o CISE.

A pesquisa é feita mensalmente em parceria do CISE e Câmara dos Dirigentes Lojistas.

 

 

Só Notícias (foto: Cristiano Antonucci/arquivo/assessoria - atualizada 09:55h)