O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou alta de 18,82% este mês em relação ao mês passado. O número foi apresentado, esta manhã, por um dos coordenadores técnicos do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Udilmar Carlos Zabot, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
O levantamento mostra que o otimismo dos empresários sinopenses superou o pessimismo em relação ao desempenho da economia. Este mês, no Índice de Atividade Econômica (IAE) apresentou alta de 26,03%. Já o Índice de Expectativas do Empresário (IEE) para os próximos três meses aumentou para 13,54% em comparação ao mês de passado.
No Índice de Atividade Econômica (IAE) todos os itens do grupo, com exceção da adimplência, apresentaram alta expressiva. As vendas subiram 11,87%, segmento empresarial (43,96%), investimentos (37,84%), contratações (26,06%) e economia de Sinop (51,90%). O item adimplência apresentou queda de 2,56%.
Já o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do município apresentou alta de 0,56%, acima da taxa de inflação do mês anterior. A inflação acumulada em Sinop é de 2,71%.
O presidente da CDL Sinop, Marcio Kreibich, disse, ao Só Notícias, que esta mudança no ânimo empresarial se dá pela alteração na política brasileira. “Estávamos prevendo isto devido a mudanças na política e na econômica do país. Isso refletiu diretamente no otimismo dos sinopenses. O empresário tem buscado alternativas para reagir à crise. O resultado está aparecendo. Esta pesquisa aponta índices que realmente indicam que o empresário sinopense está dando a volta e começando a reagir. A economia de Sinop sempre se destacou. Acreditamos que este destaque faz com que empresas de fora continuem com seus projetos. Deram uma desacelerada nos últimos seis meses, mas não deixaram de pensar em Sinop".