Muitos lojistas sinopenses traçaram como meta manter o desempenho de vendas e negócios feitos no mesmo período do ano passado. Para muitos foi conquistado. A avaliação foi divulgada, há pouco, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas.
“Posso dizer que alcançamos nossa meta que era igualar as vendas de 2014. A loja ficou bem movimenta, o horário noturno foi importante nisso e agora estamos com grandes expectativas com relação a esta última semana do ano, com as vendas do réveillon. Estamos apostando nisso para fecharmos o ano superando os números de 2014”, diz Sueli Acs, representante de uma loja de roupas.
Isabel Tomazeli, representante de uma outra loja de confecções, disse que o Natal foi trabalhoso, mas recompensador e positivo. “Foi muito bom, estamos com uma equipe boa, com colaboradores comprometidos e empenhados que se esforçaram muito e o resultado apareceu na loja sempre movimentada e nas vendas. Em números ficamos igual a 2014, mas poderíamos ter superado este número se eu não tivesse sido tão cautelosa na hora de preparar meu estoque”.
O empresário Jorge Gribler, também do setor de vestuário, fez a mesma avaliação com a manutenção dos números do ano passado. “Tínhamos uma expectativa baixa para o Natal baseados nas outras datas do ano, em que o movimento foi menor. Então posso dizer que atingimos nossa meta, ficamos praticamente igual a 2014. Vale ressaltar que percebi que tivemos uma mudança no perfil do nosso cliente, no perfil das compras e no ticket médio, mas no geral 2015 foi igual a 2014”.
Já a representante de uma empresa do setor de roupas infantis, Vania Soares Amaral, avaliou que o período não foi tão bom. “As vendas ficaram 15% mais baixas que as de 2014, o que para nós foi ruim. Esperávamos pelo menos manter as vendas de 2014, mas nem isso foi possível. Agora vamos focar nas promoções de janeiro para começarmos 2016 com pé direito”.
Para o setor de eletrodomésticos as vendas foram melhores. O gerente de uma empresa, Rosinei Ferreira de Almeida, gostou do resultado. “Foi um natal muito bom, dentro da expectativa que era de igualar com 2014 que foi muito bom para nós. Não houve quedas, então foi muito bom. A campanha da CDL Sinop (sorteio de carros e diversos prêmios) ajudou muito, foi uma campanha bem bolada que atraiu mesmo o cliente”.
“Nós superamos as vendas de 2014 em 15%, então foi um ótimo natal. Aliás não podemos reclamar porque o ano todo tivemos vendas 8% maiores que no ano passado, nossa equipe está muito boa, organizada e o resultado é este”, avaliou o representante de outra loja, André Pasinato.
A lojistas Heliana Pereira, do ramo de brinquedos, também ficou satisfeita com seus resultados. “O Natal superou nossas expectativas, ficou bem melhor que o ano passado o que foi uma surpresa para nós. Como o ano foi de crise, nem esperávamos que fosse ser tão bom, estamos satisfeitos”.
Alguns segmentos, porém, tiveram vendas abaido do esperado. O de óticas e relógios também não teve desempenho satisfatório, segundo alguns representantes. Márcio Kreibich apontou este como o pior natal dos últimos anos. “Sabíamos que o ano não era propício e as expectativas já não eram as melhores, mas foi pior do que imaginávamos”.
O empresário Nilson Lopes Ribeiro também fez a mesma análise. “No geral, tivemos queda de 10% em média se compararmos com 2014, o que não é bom para ninguém, mas já esperávamos isso por conta do histórico do ano”, disse, através da assessoria.
“Temos duas lojas e podemos dizer que uma compensou a outra, o que nos fez igualar as vendas de 2015 com 2014. Em uma das lojas tivemos uma queda de 20% nas vendas, foi decepcionante”, ressaltou o empresário Elieser Lermen, sócio de uma ótica.
Uriel Rodrigues Gondim Filho, gerente de uma loja de departamento, fez a mesma análise. “Para nós parece que Mato Grosso ainda não sentiu a crise financeira que está em todo país. Este foi nosso terceiro natal e foi muito bom, atingimos nossa meta, igualamos as vendas do ano anterior, não ficamos no negativo”.
A Câmara de Dirigentes Lojistas recebeu 24.347 consultas ao SPC de 1º a 25 de dezembro do ano passado. Este ano, foram 24.563 consultas – aumento de 0,88% nas consultas que geralmente são realizadas para compras com pagamento em cheque, a prazo no carnê ou boleto.
A informação é da assessoria da CDL.
(Atualizada às 09:54hs)