PUBLICIDADE

Sinop: parceria viabiliza 900 vagas para qualificar mão-de-obra

PUBLICIDADE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a Prefeitura de Sinop firmaram convênio para capacitar, gratuitamente, mais de 900 trabalhadores em diversos cursos de educação profissional. Trata-se do projeto Qualifica Sinop, que visa contribuir com a inserção no mercado de trabalho e o fortalecer a cidadania. As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Menino Jesus e Jardins Boa Esperança, Palmeiras e Paulista. A aula inaugural das primeiras turmas já preenchidas ocorrerá amanhã, às 19h30, no auditório do Senai. Cerca de 200 alunos devem participar.
 
Divididos entre as áreas de alimentos e bebidas, gestão, gráfica, informática, têxtil e vestuário, eletroeletrônica, madeira e mobiliário, os cursos são destinados à população carente, jovens à procura do primeiro emprego, pessoas com deficiência e idosos. “A capacitação profissional e o apoio à inserção de pessoas no mercado de trabalho são alguns dos grandes desafios do Senai-MT”, afirma o gerente do Senai-Sinop, Rubens de Oliveira.
 
Para a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Ivone Costa, além de promover uma oportunidade para diversas parcelas da sociedade, a iniciativa contribui para que os trabalhadores do município encontrem novos rumos na carreira. “O enfraquecimento da atividade madeireira na região resultou na demissão de diversos profissionais, que agora encontram na qualificação uma nova chance de emprego e renda”, explica.
 
Segundo ela, o trabalho integrado das secretarias amplia ainda mais as oportunidades para a população. “Os participantes do curso terão acesso a uma linha de micro-crédito, junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município, para investirem no próprio negócio, desde que atendam aos pré-requisitos do órgão. Contamos ainda com o apoio do Sistema Nacional de Empregos (Sine) para o encaminhamento às vagas disponíveis”, destaca.
 
Os cursos oferecidos atendem a todos os níveis profissionais, uma vez que ocorrem nas modalidades de Iniciação, Qualificação e Aperfeiçoamento. Para participar, os candidatos devem passar por um processo seletivo realizado pela Secretaria de Assistência Social do município, a partir de uma entrevista que verificará o perfil adequado para cada curso. As turmas serão formadas mensalmente, com previsão de término do projeto para dezembro deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE