O novo levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop aponta que 2.314 contas atrasadas foram inseridas, em outubro, no Sistema de Proteção ao Crédito. Aumento de 90,92% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram 1.212 registros. De acordo com o presidente da entidade, Afonso Teschima Junior, grande parte dos débitos inseridos foi feita ainda no primeiro semestre, após períodos festivos como dias das mães (maio) e dos namorados (junho). “Normalmente as empresas não colocam o débito atrasado no primeiro mês. Ainda aguardam, 30, 60 ou até mesmo 90 dias para estarem lançando no sistema”, explicou, ao Só Notícias.
Na análise do empresário, o aumento é consequência da economia e do endividamento do consumidor, que não consegue se regularizar. Com a proximidade das festas de fim de ano, melhor período em vendas no comércio, a alta na quantidade de inadimplentes preocupa. “Nós queremos que a população procure as empresas, faça os pagamentos, se regularize para que possam fazer as compras de final de ano. Se continuar assim, o nosso natal poderá ser magro”, destacou. Para isto, a entidade está recomendando aos lojistas que priorizem as vendas a vista e, no caso dos parcelamentos, destacando a necessidade das consultas de crédito.
O mesmo levantamento aponta que em outubro houve a regularização de 1.455 pendências. Ou seja, os clientes pagaram os débitos existentes e saíram da “lista negra do crédito”. O aumento foi de 21,96% ante o mesmo período do ano passado. A quantidade de contas não corresponde a de consumidores, já que o mesmo pode estar devendo em estabelecimentos diferentes.
Em relação as consultas, 17.186 foram feitas em ao SPC (+ 29,85% ante 2011) e, 6.608 ao cheque (- 0,46% no comparativo).