A maioria dos empresários não tem pretensão de contratar funcionários temporários para o final do ano. Segundo a pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise), apenas 31% das empresas têm planos de contratar empregados extras para os últimos meses do ano, enquanto que 69% afirmam que não contratarão.
O número ficou abaixo do registrado no ano passado, no qual apontava que 37% dos empresários pretendiam contratar neste período. Os indicadores sinopenses também são menores do que a média nacional, que é de 53%.
Entretanto, os números não demonstram pessimismo dos empresários quando o assunto é expectativa para o volume de vendas. Do total, 56% esperam aumento, 26% são neutros e 18% acredita em redução.
De acordo com o economista do Cise, Udilmar Carlos Zabot, as eleições de segundo turno, que acontecerão neste domingo (26), causam apreensão no comércio. “A princípio o empresário está reticente. Ele espera pelo desfecho das eleições para tomar alguma decisão. Não significa que ele vá ou não contratar, mas mostra que ele está esperando”.
O levantamento de informações ocorreu durante os dias 1 e 14 deste mês, em 130 empresas sinopenses, sendo que 77,7% destas aceitaram responder os questionários e 22,3% se recusaram.