A diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso vai se reunir, neste sábado, às 9hs, para tratar da resolução 411 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O presidente do sindicato, Gleisson Tagliari explicou, ao Só Notícias, que a alteração é quanto a interpretação dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) no procedimento de inspeção nos pátios das indústrias madeireiras e no transporte da madeira (toras e beneficiada). "Muitos foram penalizados por estarem transportando fora da medida padrão [bitola] da madeira faltando milímetros. Com essa alteração, passou a ter tolerância na interpretação por parte dos órgãos fiscalizadores. A madeira, depois de seca, altera a bitola e muitos foram multados por isso".
Tagliari disse ainda que "a resolução estabelece fiscalização, em todo o território nacional, e procedimentos mínimos para inspeção técnica em indústrias que utilizam insumos florestais de origem nativa".
O sindicato vai detalhar a resolução para os madeireiros e dará algumas orientações sobre as mudanças. A entidade representa o setor madeireiro em 30 municípios com mais de 178 empresários associados.
O encontro será no auditório Pavilhão Nereu Pasini, anexo ao sindicato.