A câmara de Sinop realizou, nesta tarde, audiência pública para discutir com a comunidade a lei de diretrizes Orçamentárias – que projeta as diretrizes, prioridades, metas fiscais para o município e orienta a elaboração da Lei Orçamentária (LOA) – para o exercício financeiro de 2010, atendendo a exigência da lei de responsabilidade fiscal. Para o próximo ano, a LDO prevê que Sinop tenha receita de aproximadamente R$ 155 milhões. A maior arrecadação deve ser com repasses de impostos e com verbas vindas do Estado e da União, que devem atingir cerca de R$ 117 milhões.
A LDO para 2010 só apresenta as estimativas de arrecadação. Os direcionamentos dos investimentos não foram apresentados porque serão elaborados junto com o Plano Plurianual, que deve ser concluído até agosto. A estimativa é baseada no cenário macroeconômico e pode sofrer alterações de acordo com a situação econômica na época da arrecadação.
A lei já foi aprovada em primeira votação. O projeto continua na câmara para outras duas votações. Os vereadores ainda podem fazer emendas. A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos do Legislativo, Leozenir Severo (PR), e teve a participação relator da Comissão, Ademir Bortoli (DEM) e do membro, vereadora Zuleica Mendes (PMDB). O secretário municipal de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral também participou da reunião.