A Prefeitura de Sinop deve enviar em breve, para aprovação da câmara, o projeto de adesão ao Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires (Cidesa). O anúncio foi feito à direção do consórcio, na última assembléia geral. Segundo o secretário Executivo, Paulo Roberto Ferreira, a partir de agora todos os municípios do pólo passam a integrar o grupo e as ações realizadas regionalmente.
Com a adesão, Sinop também passa a reforçar as negociações para implantação do pacto ambiental na região Norte, que vem sendo debatido desde o início do ano pelo consórcio. Conforme Só Notícias já informou, o objetivo é ampliar as parcerias com outras cidades, já que a questão ambiental é de interesse de todos.
A proposta também será apresentada ao governador Blairo Maggi e os municípios devem pedir apoio do Estado, principalmente na obtenção de recursos financeiros para estudos que precisam ser executados.
Através do pacto, os municípios pretendem regularizar suas áreas de preservação permanente existentes, reservas legais, áreas desmatadas de forma irregular, percentuais de reservas, entre outros pontos, garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Nortão.
Com a adesão, Sinop também receberá os serviços da patrulha mecanizada, na recuperação de estradas vicinais e estaduais. “Devemos conversar com o secretário de Obras na semana que vem, para ver uma época de trabalho no município”, acrescentou Paulo Roberto Ferreira. Os serviços devem iniciar no mês que vem, em Sorriso.
Também integram o consórcio Lucas do Rio Verde, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Vera, União do Sul, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.