O crescimento empresarial na maior cidade da região Norte segue em ritmo ascendente. Entre janeiro a julho o número de empresas instaladas – nos diferentes segmentos – chegou a 420, resultado 25,7% superior, se levado em conta o mesmo período do ano passado, quando somou 334. O setor de prestação de serviços e o comércio ocupam as posições de destaque. Dados divulgados da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração (Sicme), revelam que nos sete primeiros meses deste ano foram 223 ligadas ao setor. O comércio varejista representa 161 novas empresas. Neste período foram 35 indústrias. De janeiro a julho de 2007, haviam sido 189 prestadores de serviços, 98 empresas varejistas e 17 atacadistas, além de 30 indústrias.
Para a secretaria Rosana Martinelli, os números demonstram o cenário favorável ao desenvolvimento da economia. Ela lembra que mesmo com as recentes operações ambientais realizadas, e que de certa forma afetaram os setores, o momento é de recuperação. “Mesmo abalando nossa economia, conseguimos superá-las e atingir números positivos em todos os setores”, declarou, ao Só Notícias, por meio da assessoria.
A expectativa é o município superar o total de 2007, quando somaram 597 novas instalações. Destaque para a prestação de serviços, com 321. Comércio varejista foi responsável pelo segundo melhor desempenho, com 185, seguido pelas indústrias, 55 e comércio atacadista, com 35.