
De acordo com o estudo, a economia local parece ter surpreendido positivamente os empresários no último período. Já a expectativa futura, para os próximos três meses, estagnada. As medidas adotadas pelo governo para estimular a economia por um lado, como a injeção de R$ 45 bilhões para incentivar o crédito, e as medidas de contenção da inflação por outro lado, como a manutenção do nível de juros, afetam as expectativas, pois causam incerteza em relação ao futuro, o que leva os empresários a tomar mais cuidado na hora de fazer investimentos ou realizar contratações.
Apesar disso, a aproximação do fim do ano (bom período para as vendas) parece animar os empresários, uma vez que a expectativa sobre investimento e contratações para os próximos meses aumentaram 17,24% e 78,38%, respectivamente, em relação à última avaliação.
O cenário econômico para os próximos meses continua sem novidades com as influências da disputa eleitoral, poucos feriados prolongados, que incentivam o consumo, desaceleração da economia e expectativa pela chegada do fim do ano.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop e a equipe do CISE apresentaram o relatório da pesquisa, realizada na primeira quinzena deste mês, tendo como base a avaliação de 133 empresas.


